Seguro de crédito: uma garantia que beneficia empresas e clientes!

Saiba mais sobre a solução que protege seus negócios em caso de inadimplência

Oferecer prazos de pagamento e condições facilitadas para os clientes é uma prática que impulsiona os negócios e estimula a economia como um todo. No entanto, a inadimplência e os atrasos no pagamento podem prejudicar – e muito – o fluxo de caixa de uma empresa. Você sabia que existe um seguro que pode proteger a sua empresa contra esse risco?  

O Seguro de Crédito é uma solução para garantir que os empreendimentos não tenham prejuízos por inadimplência ao realizar vendas a prazo no sistema B2B. Ficou confuso? A gente te explica!

Como funciona o seguro de crédito?

Basicamente, o Seguro de Crédito é uma proteção ao fluxo de caixa da sua operação. Essa proteção garante que o credor (no caso, a sua empresa) seja indenizada caso não receba os créditos concedidos ao cliente (a empresa devedora, que adquire os créditos para compra).

De acordo com os termos e condições da apólice, em casos de não recebimento, a sua empresa tem o direito de ser indenizada, evitando os prejuízos envolvidos na oferta de prazos atrativos. É importante ressaltar que o seguro de crédito só pode ser contratado por empresas que vendem para outras empresas, ou seja, de pessoa jurídica para pessoa jurídica.

Para exemplificar, imagine uma confecção de roupas que vende seus produtos para que lojistas realizem a revenda ao consumidor final. Com o seguro de crédito, essa confecção pode oferecer ótimos prazos de pagamento ao lojista interessado em comprar seus produtos, com a garantia de que irá receber o valor da venda mesmo em caso de inadimplência.

Como surgiu o seguro de crédito?

Nos anos 90, quando as primeiras seguradoras internacionais começaram a atuar no Brasil, a modalidade passou a ser ofertada e comercializada. No entanto, mesmo estando há 30 anos no mercado, a procura pelo seguro de crédito ainda é relativamente baixa, crescendo menos de 10% ao ano.

A baixa procura não exclui a importância dessa garantia para as empresas, especialmente com o cenário econômico mundial. Afinal, em tempos de crise, é essencial que as grandes empresas facilitem a compra de produtos por outros empreendimentos que, por sua vez, podem facilitar a compra para o consumidor final. Desta forma, a economia gira, pois o dilema entre oferecer mais condições sem prejudicar a lucratividade pode ser solucionado pelo seguro de crédito.

Quem pode contratar o seguro de crédito?

Empresas que atuam com vendas B2B no mercado interno ou em operações de exportação podem contratar o seguro para vendas a prazo – ou seja, empresas que vendem seus produtos para outras empresas. Na transação, segurado e seguradora se comprometem com o sigilo sobre as informações sobre o contrato da garantia, evitando, assim, situações em que possa haver má fé.

A Gracos trabalha com seguro de crédito?

Sim! Na Gracos, trabalhamos com essa modalidade de seguro e contamos com uma equipe de especialistas para sanar todas as dúvidas! Por aqui, buscamos atender de forma transparente, explicando todos os detalhes da apólice, coberturas e condições. Seguro sem letras miúdas é com a gente!

Além disso, ao contratar qualquer seguro com a Gracos, você contribui com o projeto Vamos Segurar o Mundo – uma ação que visa destinar parte do valor das apólices contratadas conosco para projetos de cunho social. Uma união para ajudar na solução dos problemas do mundo que não possuem seguro.

Quer saber mais sobre os nossos produtos e acompanhar dicas toda semana? Siga a Gracos nas redes sociais!